Toda segunda uma publicação.
(Texto, frases engraçadas, românticas, ácidas, indiretas, Artigos etc.)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Por que as pessoas nascidas após o ano de 1990 são denominadas sociologicamente como Geração Z?

De que geração você é??

...estava eu decidido a iniciar essa nossa primeira segunda juntos com "um monte" (...me senti criança falando assim) de varias frases celebres, mas no trabalho ouvi alguém falando sobre geração "Baby Boom", meio que "cabalisticamente" ouvi em casa também, como gosto de ficar atento aos sinais que a vida me da, la vai...    


Alguns sociólogos definem o grupo de pessoas nascidas a partir das décadas, e levam em consideração fatos e atitudes que tornaram as principais marcas dessas Gerações


    1 - Geração Belle Epoque nascido entre 1920 e 1940 (aproximadamente)
A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano.
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.

    2 - Geração Baby Boomer's (Baby Boom) nascido entre 1945 e 1964(aproximadamente)
Baby Boom é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom, ou explosão populacional estamos nos referindo. Em geral, a atual definição de Baby boomer, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que logo após a guerra houve uma explosão populacional. Nascidos entre 1943 e 1964, hoje são indivíduos que foram jovens durante as décadas de 60 e 70 e acompanharam de perto as mudanças culturais e sociais dessas duas décadas, como exemplo a Música Disco. O termo popularizou-se no pós Segunda Guerra Mundial, quando houve um aumento importante da natalidade nos Estados Unidos. Muitos soldados estavam voltando para suas casas, e a natalidade aumentou.

Trata-se da manifestação no ser humano de um reflexo biológico muito comum em espécies que se encontram ameaçadas. Eventos hostis de curta ou longa duração provocam aumento na atividade reprodutiva e na prole.

    3 - Geração X os que nasceram entre 1960 e 1980.(aproximadamente)

Ou chamados de "baby bust", geração assim nomeada por causa da queda da taxa de natalidade após o “Baby boom; também abreviado como Gen X, é o termo que se refere a geração nascida após o "Baby boom". Embora não haja acordo em relação ao período que a expressão abrange, ela geralmente inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970.
O termo Geração X foi inventado pelo fotógrafo da Magnum, Robert Capa, em 1950. Ele iria usá-lo mais tarde como título de um ensaio fotográfico sobre homens e mulheres jovens que cresceram imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. O projeto emergiu em “Picture Post”, Reino Unido, e “Holiday”, EUA, em 1953. Descrevendo a sua intenção, Capa disse: “Nós nomeamos esta geração desconhecida como Geração X e, mesmo em nosso primeiro entusiasmo, percebemos que tínhamos algo muito maior do que os nossos talentos e bolsos poderia lidar". O escritor John Ulrich explica: "Desde então, Geração X sempre significou um grupo de jovens, aparentemente sem identidade, a enfrentar um incerto, mal definido, talvez hostil, futuro
O termo foi popularizado pelo romance “Geração X: contos para uma cultura acelerada”, 1991, do autor canadense Douglas Coupland, sobre os jovens do final dos anos 1980 e seu estilo de vida. Enquanto o livro de Coupland ajudou a popularizar a expressão “Geração X”, um artigo da revista 1989 10 , erroneamente, atribuíu o termo ao músico inglês Billy Idol. Na verdade, Idol foi membro da banda punk Generation X de 1976 a 1981, cujo nome foi adotado após a publicação do livro de Deverson e Hamblett, em 1965, uma cópia do qual foi adquirida pela mãe de Idol 

   4 - Geração Y os nascidos entre 1980 e meados da década de 90.(aproximadamente)
A Geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da Internet
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas2 . Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados smartphones (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores

    5 - Geração Z os nascidos após a década de 90(aproximadamente)
Alguns sociólogos definem o grupo de pessoas nascidas a partir da década de 90 como sendo a Geração Z, termo inspirado na primeira letra da onomatopeia zap, que remete a algo feito rapidamente e em constante mudança.
 Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, zapear é o ato de mudar rápida e repetidamente de canal de televisão, websites ou frequência de rádio, de forma a encontrar algo interessante para ver ou ouvir.
 É fato que tais atitudes e princípios se tornaram uma das principais marcas da Geração Z, que passa boa parte do tempo zapeando nos notebooks, tablets, smartphones etc. 


Em minha pesquisa achei essa tabela o qual não foi bem aceita como paramento de analise, mas caso venha a encontrar alguns nomes como "Geração Perdida" ou "Grandiosa" pode substitui-las pelas datas acima.




Esse pesquisa foi feita no Wikipédia, e alguns sites, porém... Se você tiver alguma duvida, sugestão ou informação para enriquecer o texto fique a vontade, "esse é o lado seguro da Trama".

Semana que vem prometo que volto com as frases de efeito... ate.! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário